VILABO – Vidros para Laboratório | Av. Dr. José Henriques Vareda, nº 60 Marinha Grande 2430-037 PORTUGAL

Proveta Graduada definição e uso

Out 15, 2020

O que é uma Proveta Graduada?

A proveta graduada é um vidro de laboratório que se destina a medir volumes de líquidos com uma precisão menos rigorosa que um balão volumétrico ou uma pipeta volumétrica.
Existem vários tipos de provetas graduadas, que poderão ser feitas em vidro ou em plástico e os seus volumes podem variar entre os 5 e os 2000 mililitros.
A proveta graduada em a particularidade de poder conter vários volumes intermédios na sua escala.

Como ler o volume de uma proveta graduada?

Como já foi referido, uma proveta graduada é destinada a medir volumes, no entanto existem algumas precauções que se devem tomar ao fazer a leitura desta.
Nas vidrarias de laboratório, se olharmos com atenção para uma medição, iremos reparar que o líquido não fica completamente reto, fazendo com que haja um efeito arredondado, isto tem a designação de menisco. Todas as medições devem ser efetuadas traçando imaginariamente, uma linha horizontal onde esta faça uma tangente no ponto mais baixo do menisco.

A seguinte figura exemplifica este raciocínio:

pipeta graduada

Como podemos ver, o líquido tem um formato redondo, logo a medição deste volume em causa deverá ser feita no ponto mais baixo do redondo.
Para obter uma medição mais eficaz deveremos colocar a visão ao nível do líquido. Esta recomendação é muito importante, isto porque caso a visão não esteja alinhada com o nível de líquido poderemos ter uma leitura completamente errada do líquido do interior das provetas graduadas.

Se necessita de comprar provetas de vidro graduadas para o laboratório da sua indústria, empresa ou instituição, contacte-nos.